A Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico, em parceria com o Governo do Ceará, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), realizou na manhã desta quarta-feira, 20 de dezembro, a entrega de 409 títulos de propriedade rural no município.
O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Várzea Alegre e contou com a presença do prefeito Zé Helder (MDB), do secretário municipal de Desenvolvimento Agrário e Econômico Matias Alves, do Superintendente do IDACE, João Alfredo, do Superintendente da MDA, José Wilson, Superintende Adjunto do IDACE - José Amorim, do Secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, presidente da Câmara de Vereadores, Alan Salviano, e dezenas de agricultores que receberam os títulos.
Em seu discurso, o prefeito Zé Helder destacou a importância da entrega dos títulos de propriedade rural para os agricultores. "Esse é um momento de vitória para todos nós. É um processo que foi muito burocrático, mas que contou com a paciência dos donos de terras e a persistência do governo municipal. A entrega desses títulos é um reconhecimento da titularidade das terras e permite ao proprietário uma série de benefícios, como acesso a crédito financeiro em instituições oficiais, o que pode proporcionar investimentos e desenvolvimento no campo", disse.
O prefeito também agradeceu ao governador Elmano de Freitas (PT) e ao presidente Lula (PT), pela atenção ao homem e à mulher do campo.
Os títulos de propriedade rural entregues aos agricultores de Várzea Alegre são documentos que garantem o direito de posse e propriedade da terra. Eles são emitidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e são essenciais para que os agricultores possam acessar linhas de crédito, financiamentos e outros benefícios do governo.
A entrega dos títulos de propriedade rural é uma importante conquista para os agricultores de Várzea Alegre. Ela representa o reconhecimento do direito à terra e a abertura de novas oportunidades para o desenvolvimento do campo.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Tiago Silva